Carro-vermelho-dollar-chave

Fatores que influenciam o preço do seguro automóvel 5


Carro-vermelho-dollar-chave

O valor do seguro do carro é justo?

O prêmio médio seguro automóvel anual é de cerca de R$2.500,00, mas existe uma grande variação em torno desta média. Muitos detalhes podem afetar o valor do seu prêmio, e todos eles ajudam a direcionar ou medir a probabilidade de ocorrer um acidente. Nem todas as seguradoras usam todos esses dados, e outras podem usar dados que não estão nessa lista. Abaixo, elenco alguns fatores que podem influenciar o valor do prêmio, que fique claro que isso não é uma regra ou obrigação.


Tipo e valor do carro

O valor do carro em si é um fator importante para mensuração do prêmio do seguro, porém há outros fatores como a probabilidade de roubo, a disponibilidade de peças, o custo dos reparos e os itens de segurança geral do carro. Mesmo sendo de mesmas marcas e modelos, a quantidade de opcionais, como faróis de xênon e lâmpadas de led ou teto solar, também podem variar os prêmios de seguro do carro. Os veículos esportivos, importados e utilitários geralmente têm taxas mais altas na precificação do seguro.

As seguradoras não verificam somente a quantidade de itens de segurança que o carro tem, elas também olham para o dano potencial que um veículo pode provocar em outro em caso de colisão. Se um carro específico tem uma maior chance de causar danos em outro veículo e seus ocupantes, algumas seguradoras podem cobrar mais pelo seguro de responsabilidade civil facultativa e de acidentes pessoais.

Idade e estado civil

Em geral, os motoristas experientes têm menos acidentes do que motoristas mais novos, especialmente antes dos 25 anos. Dessa maneira, as seguradoras geralmente cobram valores maiores dos jovens abaixo de 25 anos quando precificam o seguro.

Além disso, os motoristas casados têm menos probabilidade de acidente que os motoristas solteiros ou divorciados, o que também interfere no valor, melhorando a taxa dos mesmos.

Tempo de habilitação (CNH) e pontuação

Quanto mais tempo de CNH, menor será o valor do seguro. A quantidade de infrações também influencia: se você tem muitos pontos na carteira, provavelmente irá pagar mais caro do que se não tivesse nenhum. Você também pode pagar mais se sua carteira ainda for a provisória.

Gênero

Apesar da nossa cultura falar o contrário, as mulheres tendem a acidentarem-se menos, ainda quando se acidentam, normalmente são menos graves que os dos homens. Assim, quando os demais fatores são iguais, as mulheres geralmente pagam menos por um seguro automóvel do que os homens.

Tempo de utilização

Quanto mais quilômetros que você dirige, mais tempo fica exposto à acidentes. Se você usa seu carro para o trabalho, visitando clientes, transportando passageiros (taxi ou Uber) ou como prestador de serviços, você vai pagar mais pelo seguro. Se você utiliza somente para o lazer, dirigindo apenas nos finais de semana, você vai pagar menos.

Região onde mora e local onde o carro fica estacionado

Onde mora e o local em que o carro fica estacionado pode afetar o custo do seguro. Geralmente, devido a maiores taxas de criminalidade, roubo e acidentes, os motoristas das grandes capitais costumam pagar um preço de seguro automóvel mais elevado do que aqueles que moram em cidades pequenas ou áreas rurais. Outros fatores que variam de uma região para outra são as quantidades de fraudes e os custos de peças e de mão de obra para reparação de automóveis.

Tipo e quantidade de cobertura

O mínimo exigido como responsabilidade civil facultativa no seguro automóvel é muito baixo, recomendando-se sempre contratar uma importância mais elevada. Se você possui um carro novo ou seminovo, provavelmente irá contratar um seguro com cobertura compreensiva (que cobre incêndio, roubo e colisão), que tenha também cobertura para danos à terceiros e fenômenos da natureza. As coberturas para batidas ou perdas parciais estão sujeitas a franquias, quanto menor a franquia, menor será o desconto para o prêmio de seguro automóvel.

Histórico financeiro

Para muitas seguradoras, uma análise do seguro baseada em histórico financeiro é uma das ferramentas mais importantes e estatisticamente válidas. Ela pode prever a probabilidade de uma pessoa apresentar uma reclamação fraudulenta estando com dificuldades financeiras ou até mesmo possibilitar um desconto especial por se tratar de “bom pagador”.


O que devemos esclarecer é que todo o perfil do segurado influencia na precificação, daí a razão conhece-lo muito bem e fazer as perguntas corretas ao possível segurado.


Sobre Hygons Hypolito

"O maior beneficio dos seguros é dar tranquilidade para que as pessoas possam sonhar, ousar e realizar com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar estão protegidos." Sou empreendedor, corretor de seguros, empresário, curioso, eterno aprendiz, viciado em tecnologia.


Sua opinião é o meu combustível!

5 pensamentos em “Fatores que influenciam o preço do seguro automóvel