Seguro de eletrônicos e bens materiais: vale a pena?


 

Os celulares e outros tipos de eletrônicos passaram muito rápido de ferramentas de trabalho para extensões do nosso dia a dia. Nós não conseguimos mais ficar sem eles, e é por isso que o seguro de eletrônicos está se tornando tão popular.

Você sabe como esses seguros funcionam? Sabe se vale a pena no seu caso? Neste artigo, nós contamos tudo o que você precisa saber! Acompanhe!

A popularidade dos seguros para eletrônicos

Há bem pouco tempo, a maioria dos serviços não tinha sequer uma opção para assegurar eletrônicos (celulares, tablets e computadores, por exemplo).

Essa mudança ocorreu por dois fatores. Primeiro, a importância que os aparelhos ganharam em nosso cotidiano. É neles que nos organizamos, nos planejamos e nos socializamos. Ficar um dia sem um celular pode ser o suficiente para atrapalhar toda a rotina.

E em segundo lugar está o aumento do preço desses eletrônicos, cada vez mais sofisticados e cheios de funções, que ficam muito expostos a acidentes e roubos.

Notando o crescimento da demanda, hoje os principais serviços de seguro oferecem opções nessa categoria. É possível assegurar qualquer tipo de equipamento. O que o cliente precisa é apenas fazer uma boa pesquisa de preços e decidir se vale a pena mesmo para o seu caso.

O que é coberto nos principais serviços

Se só depende de você, como decidir se o seguro de eletrônicos vale a pena? Vamos começar a responder a essa pergunta mostrando quais são as principais coberturas do serviço.

A princípio, são dois tipos de evento cobertos na maioria dos planos básicos:

  • furto ou roubo;
  • acidentes por causa externa, como quedas, arranhões, incêndios e raios.

Mas, dependendo da seguradora, é possível conseguir outros tipos de cobertura pagando um adicional para cada serviço:

  • cobertura internacional;
  • submersão em água;
  • backup para recuperação de dados guardados no aparelho danificado ou furtado.

Cada seguradora define quais eventos estão na cobertura básica e quais são opcionais, portanto, estude bem o contrato antes de assinar.

As vantagens do seguro de eletrônicos

Um seguro para celulares, computadores e outros eletrônicos traz uma série de vantagens, assim como algumas limitações, para se ficar de olho.

Para te ajudar, vamos falar um pouco das duas coisas, começando pelo que você ganha contratando o serviço:

Valor fixo e facilidade de contratação

Contratar um seguro para seu eletrônico é muito mais fácil do que um seguro de casa ou carro. Basta comprovar a posse legal do aparelho com um documento fiscal, escolher o plano ideal para você e assinar o contrato.

Além disso, esse serviço não costuma levar em conta e cobrar a mais por fatores de risco, como andar de ônibus com frequência ou passar boa parte do dia na rua. E caso seu aparelho seja mais antigo, o valor da apólice diminui proporcionalmente.

Troca do aparelho

No caso de roubo ou dano irreparável, as seguradoras repõem o aparelho com um novo equivalente, dentro do prazo estipulado em contrato.

Dessa forma, você fica pouco tempo sem ele e ainda volta para o mesmo ambiente, a que já estava acostumado, pronto para continuar de onde parou.

Ressarcimento por indenização

Caso não seja possível trocar o aparelho, você é indenizado com o valor correspondente, dentro das cláusulas definidas em contrato, para que você possa comprar um modelo equivalente o quanto antes.

Suporte

Algumas seguradoras oferecem serviço de suporte para consertar pequenos defeitos, fazer manutenção e agilizar a troca ou indenização. Assim, você tem uma dor de cabeça a menos no seu dia a dia.

As limitações do seguro de eletrônicos

Como todo seguro, é preciso estar atento às limitações do contrato para não se frustrar na hora do aperto. Veja algumas características do serviço a que você deve prestar atenção:

Cada seguradora determina seu preço

Não existe uma regulamentação de preço para o seguro de eletrônicos, ele é regido pelo próprio mercado. Por isso, cabe ao consumidor pesquisar e encontrar a melhor combinação de custo e benefícios.

Nem todas as empresas oferecem um serviço de qualidade

Pesquisar é muito importante também para separar boas seguradoras de serviços que deixam a desejar. O grande problema de um seguro precário é pagar por muito tempo e depois ficar na mão no momento em que você mais precisa dele.

O valor pago leva em conta a desvalorização do aparelho

Não pense que a seguradora vai trocar um iPhone 5 por um 7 em caso de furto ou dano. O valor da troca ou da indenização é definido pelo preço de mercado levando em conta a desvalorização, seja um celular, tablet, computador ou máquina fotográfica.

Em caso de furto, deve haver comprovação

E não adianta perder o celular na mesa do bar ou deixar cair no chão “sem querer”. Para ter direito ao ressarcimento, o assegurado deve comprovar o furto ou a natureza do dano, desde que esteja coberto em contrato.

Por isso, caso você seja naturalmente mais descuidado com seus eletrônicos, é bom escolher com atenção os opcionais, para não ficar desprotegido no futuro.

O veredito

Vale a pena fazer um seguro? Depois de ler neste artigo o que é preciso saber para assegurar seus eletrônicos, você já deve ter a resposta para a pergunta.

Mas vamos lá. O seguro de celulares e computadores vale muito a pena se:

  • seu aparelho é caro e você não quer perder seu investimento;
  • você está sempre em situações de risco, como andar com frequência na rua, em ônibus ou lugares muito movimentados;
  • seu eletrônico é uma extensão da sua vida e do seu trabalho, portanto, ficar muito tempo sem ele pode afetar seriamente a sua rotina.

Se você está nessa situação, é bom começar agora a buscar o melhor serviço para o seu aparelho. Mas não faça nada com pressa. Pesquise os melhores preços e condições, para não ter mais uma dor de cabeça no futuro.

O seguro de eletrônicos, assim como qualquer serviço assegurador, é um facilitador na sua vida — sempre que bem escolhido.

Para te ajudar ainda mais nessa escolha, você não precisa parar por aqui. Continue a sua pesquisa lendo este artigo para entender melhor os riscos de escolher um seguro inapropriado!


Sobre Hygons Hypolito

"O maior beneficio dos seguros é dar tranquilidade para que as pessoas possam sonhar, ousar e realizar com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar estão protegidos." Sou empreendedor, corretor de seguros, empresário, curioso, eterno aprendiz, viciado em tecnologia.

Sua opinião é o meu combustível!