Seguro de saúde familiar: como escolher a melhor seguradora?


O bem-estar de sua família é essencial. Quando todos estão bem e protegidos, você consegue ficar em paz e se dedicar a outras áreas da sua vida, principalmente a profissional.

Para ter toda essa tranquilidade e focar em seu trabalho, a saúde de sua família precisa estar garantida. É aí que entra a contratação de um bom seguro de saúde familiar.

Para isso, é fundamental que você escolha a melhor seguradora para fornecer o serviço. Aprenda neste post como tomar essa decisão de forma sábia e segura!

O que é o seguro de saúde familiar?

O seguro de saúde familiar permite aos segurados escolherem profissionais e estabelecimentos dessa área (médicos, hospitais, laboratórios etc.) para a prestação de serviços, de forma a diminuir os custos principalmente em momentos delicados e urgentes.

Nesse caso, o associado será reembolsado posteriormente, seja de forma parcial ou total.

Qual a importância de um seguro de saúde familiar?

As preocupações com a saúde de seus familiares podem tirar o seu sono. Afinal, emergências não escolhem hora ou local para acontecerem, e você pode ser surpreendido negativamente com a necessidade de um procedimento de urgência ou emergência.

Normalmente, esses são serviços dispendiosos, e muitas vezes a opção pelo SUS resulta em uma demora no atendimento ou até mesmo comprometimento do bem-estar da pessoa em situação delicada a longo prazo (por exemplo, o atraso na realização de uma cirurgia ou exame essencial).

Até mesmo em situações menos emergenciais, é necessário o contato com um profissional de qualidade, com boa experiência na área. E como os custos são elevados, tende-se a postergar consultas ou exames de rotina.

Essa não é uma boa atitude e pode resultar até mesmo no atraso de diagnósticos de problemas de saúde, que seriam resolvidos mais facilmente se encontrados no início.

Além disso, a rede privada conta com uma série de especialistas nas mais diversas áreas, que poderão assegurar os melhores tratamentos, serviços e atendimentos para você e sua família. Com um seguro de saúde familiar, todos são atendidos da melhor forma, com um custo reduzido ou totalmente coberto, dependendo do tipo de contrato estabelecido.

Devemos lembrar que os valores de seguros familiares são, normalmente, mais baratos do que a escolha por aquisições individuais.

O que uma seguradora precisa ter para ser considerada de boa qualidade?

É possível perceber que esse é um serviço essencial, não é mesmo? Por isso, é imprescindível investir em um seguro de saúde de qualidade, que suprirá as expectativas e necessidades de todos os segurados. Você deve encontrar uma seguradora de boa qualidade e que atenda a algumas exigências. Confira a seguir!

Área de cobertura geográfica

Principalmente se algum dos familiares tende a viajar constantemente, seja a trabalho ou a passeio, é importante que o seguro de saúde tenha uma abrangência geográfica estendida. Muitos deles são restritos à cidade ou região em que a pessoa reside, não realizando reembolso em atendimentos prestados fora desse local.

Para evitar surpresas desagradáveis, é importante adquirir seguros que tenham cobertura em mais locais ou, até mesmo, em todo o território nacional.

Internações em hospitais

Boas seguradoras oferecem opções de reembolso caso você ou outras pessoas da família necessitem de internação em hospitais. Esse é um dos casos de maior gasto médico e, normalmente, são necessários em casos de urgência/emergência.

Por isso, é fundamental que você verifique se o contrato da seguradora oferece reembolso nesses casos.

Cobertura total ou coparticipativo

Há empresas que oferecem reembolso total em todos ou em determinados procedimentos, o que pode ser positivo se houver necessidade de acompanhamento médico constante de um dos membros da família. Porém, nesses casos, a tendência é que os seguros sejam com mensalidades mais altas.

Já o coparticipativo, tende a ter uma mensalidade mais acessível. Porém, não haverá reembolso total de todos os procedimentos, e a pessoa terá de arcar com uma parte dos valores.

Abrangência de serviços

Nem todos os contratos abrangem os procedimentos em suas totalidades. Eles podem ser diversos, conforme mostraremos a seguir.

Ambulatorial

Estão inclusos nesse tipo apenas os serviços de atendimento em consultório e ambulatório, laboratório e atendimentos de urgência e emergência (desde que durem apenas 12 horas).

Inclui-se também tratamentos de longo prazo, tais como quimioterapias, radioterapias e hemodiálise.

Hospitalar

Compreende os atendimentos de urgência e emergência com mais de 12 horas de duração. Também há cobertura de internações em UTI e procedimentos cirúrgicos, incluindo honorários de anestesistas e materiais utilizados. 

Não há cobertura de consultas médicas e exames que não estejam relacionados com o período de internação.

Hospitalar com obstetrícia

Semelhante ao hospitalar, inclui-se também todos os procedimentos que estejam diretamente relacionados com o pré-natal e assistência ao parto.

Odontológico

Compreende exclusivamente os procedimentos odontológicos, incluindo exames radiológicos, odontologia estética, endodontia, entre outros.

Cirurgias orais, que devem ser realizadas com anestesia local, também são reembolsadas nessa modalidade.

Referência

É o mais completo de todos, que pode incluir todos os anteriores (em alguns casos, o odontológico não será incluso, tendo de ser adquirido a parte). Segundo normas da ANS, essa modalidade inclui acomodação hospitalar com enfermaria, e paga-se os custos de acompanhantes em procedimentos cirúrgicos e internações.

Boas seguradoras oferecerão todas as modalidades para seus clientes, de forma a permitir que eles escolham qual é a ideal para suas necessidades.

Atendimento ao cliente

Em caso de dúvidas e problemas, é importante que a empresa tenha um telefone de contato que funcione 24 horas, para resolução de pendências de forma ágil e eficiente. Isso porque, em alguns casos, existe a necessidade de resolver alguma questão para que o atendimento seja efetuado.

Cada um desses pontos deve ser analisado com cuidado, pois podem ser necessários a você e seus familiares. E a escolha de seguradoras que não sejam competentes implica em uma série de riscos, muitos deles bem sérios.

E qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde?

Essa é uma dúvida comum e simples de ser explicada. É importante saber essa diferença, para decidir a melhor opção para sua família.

Enquanto o plano de saúde oferece assistência apenas à rede credenciada, o seguro saúde permite que você escolha o profissional que deseja receber atendimento e receba o reembolso posterior.

Seguros são importantes e podem te ajudar a ter maior tranquilidade e paz, sabendo que você e seus familiares estarão resguardados. Tem interesse em adquirir um seguro de saúde familiar ou tem alguma dúvida sobre este assunto? Entre em contato conosco e saiba mais!


Sobre Hygons Hypolito

"O maior beneficio dos seguros é dar tranquilidade para que as pessoas possam sonhar, ousar e realizar com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar estão protegidos." Sou empreendedor, corretor de seguros, empresário, curioso, eterno aprendiz, viciado em tecnologia.

Sua opinião é o meu combustível!