Seguro de carros da empresa: por que é importante?


O fluxo de veículos nas rodovias e estradas brasileiras segue aumentando, contribuindo para elevar o índice de acidentes. O número de furtos e roubos de carros também cresce ano após ano. Só estes dois fatores já são suficientes para tornar o seguro de carros da empresa uma estratégia fundamental de proteção ao patrimônio.

Na medida em que as pessoas vão tendo consciência sobre os riscos que correm, a procura por seguros particulares e empresariais acaba aumentando. A tranquilidade em saber que um bem valioso está protegido permite à empresa ousar em investimentos mais importantes e elevar a competitividade no mercado.

Devido a estes fatores, a sua empresa não pode ficar sem um seguro de carros. Ainda não está convencido? Veja a partir de agora mais alguns motivos para fazer a adesão!

Como funciona o seguro de carros da empresa?

O seguro de carros para empresas é direcionado à pessoa jurídica (organizações) e, dependendo do tamanho da frota, os valores das apólices podem ter um bom desconto. Mas, não confunda o DPVAT com o seguro facultativo. Conheça um pouco mais sobre as duas modalidades.

DPVAT

O DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre) é um seguro obrigatório exigido, regulamentado e administrado pelo governo para cobrir danos materiais, à saúde e à vida dos motoristas envolvidos em acidentes. A sua cobertura é muito limitada e, para recebê-lo, o processo é bem burocrático e demorado.

O pagamento é feito por meio de cota única, uma vez por ano e, geralmente, vem acompanhado do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O DPVAT em dia é uma das condições exigidas pela fiscalização (blitz) para liberar a circulação regular dos veículos.

Seguro particular

Já o seguro particular é facultativo, mas garante múltiplas coberturas, dando ao proprietário do veículo a liberdade de montar um plano que cubra as suas maiores necessidades do momento. Além disso, o acionamento é mais simples e o atendimento muito mais rápido, pois é menos burocrático e o processo mais ágil.

Com relação ao pagamento, o seguro particular pode ser pago de duas formas: à vista ou parcelado. Se tiver dinheiro em caixa e o valor à vista oferecer descontos compensatórios, a opção servirá como um bom investimento. Caso contrário, parcele o valor e mantenha o dinheiro em caixa por segurança.

Por que a sua empresa precisa de um seguro de carros?

Agora que você já sabe como funciona o seguro de carros da empresa, é hora de ir mais fundo e conhecer os principais motivos que o tornam tão importante para uma boa gestão patrimonial. Confira!

Oferece suporte no momento em que você mais precisa

O seguro de carros da empresa é importante em momentos quando o carro sofre alguma pane elétrica ou defeitos mecânicos. Em vez de ficar à mercê da própria sorte na estrada, o colaborador poderá contar com um guincho 24 horas, oferecendo serviços de reboque até um local seguro e adequado. Dependendo do plano, ele ainda poderá contar com hospedagens e transporte de volta para casa.

Ou seja, o profissional da sua empresa não fica desemparado nesses momentos e recebe todo o suporte necessário para continuar a viagem ou retornar em segurança.

Cobre acidentes com perdas parciais ou totais

É frustrante quando parte do patrimônio da empresa é perdido por falta de responsabilidade de outras pessoas, não é mesmo? Com o seguro de carros da empresa o investimento fica resguardado, pois a franquia pode cobrir as perdas parciais (fazendo reparos) e/ou totais (repondo o bem), mesmo que a culpa seja do seu colaborador.

Dá mais tranquilidade aos colaboradores

Colaboradores que trabalham em viagem ficam muito expostos aos riscos de acidentes e, se acontecer alguma coisa, a empresa precisará arcar com todas as despesas hospitalares. Para evitar isso, contrate uma franquia de seguro que garanta atendimentos emergenciais.

O ideal é que a franquia cubra atendimento médico/hospitalar com internações, medicamentos e tratamentos ao motorista e a quem mais estiver no veículo em caso de envolvimento em acidentes graves.

Protege o bem contra roubos e furtos

Essa é uma cobertura básica e está presente em todas as modalidades. Não é só com os acidentes que a empresa deve se preocupar. Existem também os roubos e furtos, o que demonstra a importância dessa cobertura.

Imagine que o carro sofra um arrombamento no estacionamento e notebooks e outros aparelhos importantes sejam furtados. Eles poderão ser repostos pela seguradora. Caso o carro seja roubado e não for mais encontrado, o seguro também o repõe para a empresa.

Cobre danos causados a terceiros

Nem sempre a culpa de um acidente é do outro. Mesmo sendo um motorista habilitado e treinado, o profissional da sua empresa pode cometer deslizes e ser imprudente uma vez ou outra. O jeito é prevenir.

Um seguro que cobre danos materiais, à saúde e à vida de terceiros será importantíssimo para a empresa não precisar arcar com as despesas e/ou indenizações quando for ela a culpada pelo acidente. Além disso, o atendimento prestado pela seguradora às vítimas pode ajudar a reverter a imagem negativa gerada pelo acidente.

O trabalho não é interrompido

Seja em um acidente com perda total, parcial ou apenas uma pane, você e seus colaboradores não precisarão perder dias de trabalho por inutilização do veículo. Enquanto ele é reparado pela oficina mecânica autorizada, o seguro garantirá a continuidade da sua produtividade oferecendo um carro reserva, se escolher uma apólice com esta opção. Ou seja, é possível dar sequência ao trabalho com um carro reserva enquanto o da empresa está no conserto.

Como pode ver, o seguro de carros da empresa deve ser parte integrante de uma boa estratégia de negócios. Além de contribuir para proteger o patrimônio, ele oferecerá assistências nos momentos de necessidade, dando mais tranquilidade aos gestores e ajudando a manter a boa imagem do negócio no mercado.

Mas, para realmente ter estes benefícios, é preciso escolher uma administradora de seguros confiável e escolher planos com coberturas bem amplas. O preço pode ser negociado e valerá muito a pena se considerar as suas vantagens. Então, não corra mais riscos. Contrate ainda hoje o seguro de carros da empresa!

Ainda não está assegurado? Veja agora 6 coisas que você precisa saber sobre os Seguros Empresariais!


Sobre Hygons Hypolito

"O maior beneficio dos seguros é dar tranquilidade para que as pessoas possam sonhar, ousar e realizar com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar estão protegidos." Sou empreendedor, corretor de seguros, empresário, curioso, eterno aprendiz, viciado em tecnologia.

Sua opinião é o meu combustível!